O sono: Um dos fatores essenciais de uma vida saudável.

18.04.2024 | Por Sweetmix

Você sabia que o sono de qualidade, como fator essencial de uma vida saudável, está no mesmo patamar que a alimentação nutritiva e a prática de exercício físico?

É o que revelam diversos estudos. As consequências de uma noite bem dormida,  são altamente positivas para a saúde.

Já a  falta de sono, ou o sono sem qualidade, afeta diversas áreas do nosso organismo e é prejudicial ao sistema imunológico, ao controle de peso e a gestão do estresse de muitos indivíduos.

A boa notícia é que é possível melhorar a qualidade do sono alterando pequenos hábitos, na maioria das vezes, sem recorrer a remédios.

Além da prática regular de exercícios físicos, o ingrediente principal para um boa noite de sono é o triptofano, naturalmente encontrado em proteínas animais e vegetais. Este é um aminoácido essencial, porque nosso corpo não consegue produzi-lo.

Ele é conhecido por ser percursor do neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina. Respectivamente, um é responsável pelo relaxamento e o bem-estar, e o outro é conhecido como hormônio do sono.

Como suporte para uma noite tranquila, promovendo um sono reparador, ainda inclui o mineral magnésio e vitamina B6 para proporcionar o relaxamento muscular e a regulação do humor e do stress.